A tecnologia na área da segurança tem evoluído bastante nas últimas décadas. São diversas soluções de segurança eletrônicas, e a variedade de tipos de controle de acesso está entre as principais inovações do setor. São tantas opções que fica fácil se perder nas características de cada uma.
Neste texto vamos falar sobre os 4 principais tipos de equipamentos para controle de acesso, mostrando suas características e vantagens. Fique atento e boa leitura!
Vantagens da utilização de controles de acesso
O controle de acesso é uma forma de garantir mais segurança a um local. Seu objetivo é garantir que apenas pessoas autorizadas entrem e saiam da propriedade em questão.
Curiosamente, o mais antigo e também o método mais utilizado até hoje são as chaves. Isso mesmo, as chaves normais que você provavelmente usa na sua casa. No entanto, esse é um sistema frágil, visto que elas são facilmente copiadas.
Os equipamentos de controle de acesso surgiram para eliminar esse problema. Por meio deles, a possibilidade de acessos não autorizados é praticamente nula. Sendo assim, o local fica muito mais seguro.
Tipos de controle de acesso mais utilizados
Existem várias marcas e modelos de equipamentos de controle de acesso disponíveis no mercado. A maioria pode ser classificada entre os 4 tipos que explicaremos a seguir:
1. Biometria
Os equipamentos de controle biométrico utilizam um leitor de impressão digital. Para isso, é realizado um cadastramento prévio das pessoas que terão seu acesso autorizado. Ao chegar ao local, basta colocar um dos dedos cadastrados na leitora e o acesso é concedido.
Entre os vários tipos de controle de acesso disponíveis no mercado, a biometria é o mais seguro. Afinal, fazer a cópia das impressões digitais de uma pessoa é muito mais complicado do que fazer uma simples cópia de chaves, certo?
2. Cartões de proximidade
Os cartões de proximidade, que também podem se apresentar em forma de tags, contam com um chip interno que é lido pelo equipamento instalado na porta. Assim como no acesso biométrico, é preciso realizar um cadastro prévio dos cartões.
Cada cartão é atribuído a uma única pessoa que deve ter o cuidado de mantê-lo sempre consigo.
3. Senhas
Os controles de acesso por senha são bastante simples: basta que a pessoa autorizada tenha a senha cadastrada no equipamento para que seu acesso seja concedido. Nesse tipo de equipamento também é possível ter um cadastro de usuários em que cada um possui uma senha específica.
Um ponto de atenção muito importante nesse caso é manter o segredo sobre a senha. Portanto, algumas práticas como a troca frequente da combinação garantem uma efetividade ainda maior.
4. Portaria remota
A portaria virtual ou remota é um conjunto de equipamentos e serviços prestados por uma empresa de segurança especializada. Ela substitui a presença física do porteiro e garante vantagens tanto na segurança quanto na parte financeira.
Por meio de um interfone, a pessoa que deseja ter seu acesso concedido aciona a central de portaria, que valida a permissão. Todo o trabalho é realizado remotamente por meio de comunicação via internet e análise das imagens de um sistema de CFTV. É um tipo de serviço ideal para condomínios residenciais.
Seja qual for o tipo de controle de acesso que mais se adapta às suas necessidades, é muito importante ressaltar que comprar os equipamentos com uma empresa experiente e especialista no assunto é essencial. Assim, além das melhorias na segurança, você também garantirá qualidade na escolha.
Se você gostou deste conteúdo sobre tipos de controle de acesso e está pensando em adquirir um desses equipamentos, entre em contato e conheça as nossas soluções!