Conheça 4 dicas para praticar um bom atendimento ao cliente

Conheça 4 dicas para praticar um bom atendimento ao cliente

 

Apresentar um serviço de atendimento de qualidade sempre foi uma preocupação das empresas, porém a qualidade não se trata apenas em ser cordial e educado com os clientes. Um bom atendimento a eles está ligado a conhecer os serviços que vai oferecer e, claro, ao fato de você tratá-los bem.

No primeiro momento é importante causar uma boa impressão para ter um bom relacionamento com o consumidor e obter sucesso nas vendas. Pensando nisso, reunimos aqui 4 dicas de como oferecer um bom atendimento ao cliente. Confira!

1. Seja cordial e amigável

Independentemente da maneira que seu consumidor entrou em contato é importante tratá-lo cordialmente e de forma amistosa. Desta forma o primeiro contato será bem tranquilo e um bom vínculo entre o atendente e o cliente será formado.

Além disso, um atendimento natural, sem falas pré-determinadas e robotizadas também pode ajudar. É importante sempre demonstrar disposição e satisfação no atendimento.

2. Tenha agilidade no atendimento

Como citamos, a cordialidade e a gentileza no atendimento são essenciais. Entretanto, mais fundamental ainda é resolver as questões apresentadas pelo cliente de forma ágil e eficaz. O ideal é que ele não fique muito tempo esperando, pois isso pode ser estressante e tende a deixá-lo irritado.

Ademais, muitos clientes concordam que uma resposta ágil por parte da equipe melhora a experiência que ele está passando com a sua empresa naquele momento, seja em um ambiente online, seja em um atendimento presencial.

3. Entenda o cliente

Entender o seu consumidor é a chave para conseguir resolver os problemas dele ou para indicar as soluções apresentadas por sua empresa. Sempre perguntar e questionar é essencial para uma política de bom atendimento, pois desta forma você consegue agir exatamente na questão desejada pelo cliente, o que muitas vezes pode ajudar na eficiência do atendimento.

Ao demonstrar curiosidade e disposição para entender as necessidades do seu freguês, você certamente vai deixá-lo mais confiante em relação aos seus serviços, o deixando mais propício a voltar e também a indicar outros possíveis clientes.

4. Tenha prazer em ajudar

Um representante de cara fechada e que deixa claro em seu atendimento seu desinteresse pode espantar os fregueses. É sempre bom ter em mente que demonstrar simpatia no atendimento vai deixar o cliente mais à vontade.

É importante também saber dosar o nível de atenção que você vai dar ao seu cliente. É ótimo que você esteja querendo o ajudar da melhor maneira possível, contudo, atenção demais pode deixá-lo desconfortável e um pouco estressado.

A qualidade do atendimento se estende também ao período pós-venda de seu produto ou serviço. A empresa que entra em contato para um feedback deixa claro para o cliente que ela se preocupa com a qualidade dos serviços e deseja ouvir dele o que ele achou da experiência.

O pós-venda é crucial para um bom atendimento ao cliente. É nesse momento em que ele lhe diz o que está achando do produto ou serviço e também do atendimento. Entrar em contato posteriormente conta bastante na fidelização do consumidor, pois a empresa passa seriedade ao ouvi-lo.

Agora que você já conhece algumas atitudes para proporcionar um bom atendimento ao cliente, que tal dar uma olhada nas melhores práticas para fechar vendas no balcão?

 

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar