Você já pensou em facilitar a forma com que sua empresa se comunica e reduzir os custos? Embora a Telefonia IP já exista há algum tempo, você ainda pode usufruir dos benefícios, tornando seu serviço mais prático.
Neste post, você verá o que de fato é a Telefonia IP, como ela facilita o processo de comunicação, como aplicar a ferramenta e quais são os principais benefícios de implementá-la em seu negócio.
Quer ter mais praticidade? Então, veja agora o que fazer. Boa leitura!
O que é Telefonia IP?
Telefonia IP é uma tecnologia desenvolvida nos anos 1970 e utilizada nas empresas na década de 1990. A ideia é utilizar o sistema telefônico por meio do IP (Internet Protocol) que converte áudios analógicos em dados que conseguem ser transmitidos pela rede. Para que isso aconteça, é necessário um aparelho específico que se conecta à rede corporativa de computadores para receber imagens, vozes e dados.
Como facilita o processo de comunicação?
O processo de comunicação pode ser facilitado com a Telefonia IP, já que as telefonistas podem ser unificadas em um mesmo ponto. Dessa forma, as empresas que têm mais de uma sede terão menor mão de obra e precisarão de um ambiente físico menor para funcionar adequadamente.
Além disso, menos tempo será gasto com a manutenção de equipamentos como servidores, equipamentos e centrais telefônicas. Ou seja, a empresa terá mais tempo para fazer negócios.
Como aplicar a ferramenta?
Uma das maneiras mais eficientes de combinar o telefone e a Internet é adquirir um telefone IP. Os aparelhos se conectam automaticamente à Internet e recebem dados de voz. Ou seja, é uma junção entre o ATA (adaptador telefônico analógico) e o aparelho tradicional.
Os equipamentos são parecidos aos telefones convencionais, mas contam com conectores RJ-45, que são utilizados nas placas dos computadores. É possível configurar os telefones IP em centrais telefônicas IP, linhas telefônicas VoIP ou mesmo em plataformas de comunicação VoIP.
Então, para começar a utilizar o serviço, você precisará apenas de uma boa internet banda larga, além do aparelho específico ou adaptador.
Quais são as principais vantagens?
Mobilidade
A tecnologia pode ser usada em vários aparelhos e eles podem ser carregados e instalados, sem dificuldades, em outras localidades. Para isso, basta ter conexão com a Internet. Você conseguirá utilizar seus aparelhos mesmo quando estiver viajando, aumentando o nível de segurança do seu negócio.
Redução de gastos
No final das costas, o investimento feito pela empresa compensa. Como as ligações podem custar até 1/4 do modelo tradicional, você verá uma grande redução de gastos com ligações. Em uma rede convencional, uma chamada consome 10 minutos a cada 10 minutos de transmissão, usando uma taxa de 128 kbp/s. Com a telefonia IP, uma chamada igual ocupa 3,5 minutos de transmissão com taxa de 64 kbp/s, o que faz com que o restante fique livre.
Assim, é possível fazer mais ligações simultâneas e contar com uma qualidade maior de transmissão em todas elas. De forma prática, isso significará redução de custos também com viagens e deslocamentos, uma vez que as reuniões não precisarão acontecer tão frequentemente.
Facilidade
A tecnologia de telefone IP permite fazer diversas ligações, diferente do que acontece no modelo tradicional. Você poderá ligar para celulares, números fixos, tablets e diversos outros dispositivos. Dessa forma, você poderá fazer negócios com facilidade em qualquer ambiente. Ou seja, não precisará cancelar uma reunião ou fechar um negócio por não estar na empresa no momento.
Agora que você sabe como a Telefonia IP pode ser útil para seu negócio, está na hora de se planejar para adquirir os produtos que precisa. Assim, terá mais chances de se destacar da concorrência e fazer melhores negócios.
Gostou deste texto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!