Controlar o fluxo de veículos em lugares movimentados como faculdades, apartamentos e shoppings é algo cada vez mais acessível. Existem diversos tipos e modelos de cancelas disponíveis, de acordo com as necessidades de cada estabelecimento. Em outras palavras, se você deseja instalar uma em um condomínio, por exemplo, não é aconselhável procurar uma solução feita para um shopping center.
Quanto mais automatizado for esse sistema, maiores as chances de reduzir custos operacionais a longo prazo. Além disso, menores serão as chances de problemas como filas e lentidão na fluidez dos veículos. Pensando em auxiliar você, trouxemos este post. Nele, falaremos sobre os principais tipos e modelos de cancelas. Por fim, mostraremos o que deve ser considerado na hora de escolher uma cancela de estacionamento.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue no nosso blog e acompanhe a leitura!
Quais os principais tipos e modelos de cancela de estacionamento?
A automação em um sistema de cancela implica em vários benefícios. Mais que simplesmente controlar o fluxo de veículos, as soluções modernas são capazes de estipular se o espaço está disponível ou não para a entrada de novos veículos no estacionamento. Essa contagem é feita automaticamente. Outro benefício a ser ressaltado é o aumento no nível de segurança, uma vez que o sistema pode negar o acesso a indivíduos suspeitos, por exemplo.
O fator que determina o tipo de cancela é a sua forma de ativação. Na prática, isso pode ser feito das seguintes formas:
- controle remoto;
- botoeira, que é um dispositivo responsável por controlar o fluxo de carga dentro de um circuito de comando;
- integração com sistemas automatizados.
Acompanhe, nas subseções a seguir, alguns modelos de cancela que podem se adequar às suas necessidades.
Identificação por radiofrequência
Nesse modelo, a comunicação do veículo com a cancela é feito por meio de uma etiqueta de RFID. A etiqueta carrega uma série de informações do motorista e do automóvel. Desse modo, o sistema saberá se aquela pessoa tem ou não autorização para transitar naquele lugar e a cancela autoriza a entrada de forma automática. É bastante utilizado em condomínios e centros comerciais.
Integração de sistemas
Os modelos desse tipo são vinculados a uma central responsável por fazer o monitoramento e o controle do fluxo de veículos. Pode ser utilizado em centros de distribuição, uma vez que esses lugares recebem veículos que fazem carga e descarga. Uma das vantagens é a possibilidade de autorizar o acesso em intervalos definidos previamente, o que evita filas e lentidão em um estacionamento.
Câmera com LCR/OCR
O uso de câmeras inteligentes tem se popularizado bastante. As siglas LCR e OCR significam respectivamente reconhecimento de placas de licença e reconhecimento óptico de caracteres. Com essa tecnologia, é possível identificar veículos com atitudes suspeitas, de modo que, em caso de necessidade, a equipe de segurança é notificada.
O que deve ser considerado ao escolher uma cancela de estacionamento?
Alguns fatores devem ser considerados nesse momento, a destacar:
- frequência de uso: se existe muito tráfego em um estabelecimento, deve ser utilizada uma cancela que suporte essa frequência;
- tamanho: normalmente, uma cancela mede entre três e cinco metros. Logo, é importante saber as medidas do lugar onde ela será instalada;
- aplicação: é preciso escolher um local adequado de instalação da cancela e que atenda às necessidades dos usuários.
Como foi visto, a cancela de estacionamento tem se modernizado e oferece mais benefícios aos usuários. Além disso, o preço de aquisição tem reduzido, ficando acessível a uma maior quantidade de estabelecimentos, como condomínios, hospitais e centros de distribuição.
O que achou deste conteúdo? Continue acompanhando os artigos do nosso blog e não deixe de conferir como a tecnologia RFID pode potencializar a segurança!