Se você ainda não ouviu falar sobre os modelos mais promissores de moradia, prepare-se para boas surpresas. A aposta que cada vez mais conquista o interesse de diversas marcas — e do público, é claro — é a casa inteligente.
Trata-se de um espaço com soluções fundamentadas em tecnologias de informação. Imagina utilizar um dispositivo móvel, como o seu próprio smartphone, para controlar os mais diferentes objetos e funcionalidades da sua casa? O caminho é bem por aí.
O projeto da casa inteligente visa a oferecer uma infraestrutura avançada que trará ganhos voltados para a segurança, energia, conforto, entre outros. Tudo isso pode ser possível. Neste artigo, vamos apresentar 4 benefícios que comprovam como esse tipo de conceito vai revolucionar o mercado de tecnologia e segurança.
1. Mais segurança
A área que mais chama a atenção em todo o projeto é, sem dúvidas, a segurança. Com o crescente número de assaltos e a onda de criminalização no país, a casa inteligente passa a ser uma ideia incrível para quem prioriza a seguridade da moradia.
Alarmes cada vez mais inteligentes trabalham a favor do morador, assim como os sistemas de monitoramento que podem ser controlados à distância. Além disso, essas casas contam com circuitos fechados de TV e controles de acesso. Portas e cortinas automáticas parecem luxo, mas não deixam de incrementar o senso de proteção.
2. Sofisticação e praticidade
Morar em um lugar inteligente é sinal de sofisticação, afinal, a residência do futuro tende a ser mais responsiva e flexível. A comodidade e a interatividade são vantagens ligadas aos sistemas sofisticados com aplicações diversificadas e de automação abrangente.
É possível, por exemplo, abrir o portão da garagem pelo celular. Conforme você se aproxima da casa, as luzes do caminho se acendem, o aparelho de som toca sua música favorita, o ar condicionado é ligado. Desse modo, é possível contar com a praticidade para criar cenários de acordo com momentos especiais.
3. Controle total por aplicativos
Toda a residência será controlada e automatizada por aplicativos. Isso mesmo. Eles poderão performar de forma criativa, transformar a sua sala em uma sessão de cinema ou acionar o ar-condicionado antes da sua chegada para deixar o cômodo geladinho.
Isso acontece porque esse tipo de software integrativo é desenvolvido para proporcionar as melhores experiências via controladores e centrais de automação. Assim, eles poderão controlar, até mesmo, sistemas de irrigação, bombas e limpeza de piscinas, controle de sauna, mídia, telefonia, entre outros.
4. Sustentabilidade
Outro benefício importante é a sustentabilidade, uma das prioridades atuais no setor. A casa inteligente é a representação de um projeto de alto impacto positivo para o meio ambiente. Consegue imaginar por quê?
Acertou quem pensou na economia energética. A longo prazo, o modelo de residência do futuro promete recuperar os custos e o desgaste da natureza com eficiência no consumo energético. Com isso, as empresas são incentivadas a oferecer métodos comprovadamente sustentáveis, com proposta de valor acessível e customizada.
Por mais que ainda sejam associados a empreendimentos de alto padrão, a casa inteligente não é uma opção apenas para jovens antenados às novidades tecnológicas. É uma alternativa que inclui as prioridades do mais diverso perfil de morador.
Uma vez que o potencial consumidor de automação já está acostumado a consumir esse tipo de interface, a integração entre casa inteligente e usuários passa a ser uma realidade demandada e cada vez mais possível. Isso sinaliza um ótimo retorno para empresas de construção civil.
Gostou de saber mais sobre as vantagens de uma casa inteligente? Então, corre para conhecer quais são os 10 equipamentos de segurança eletrônica que não podem faltar nesse mercado.