benefícios da energia solar

3 benefícios da energia solar no campo que você precisa conhecer

Não é novidade que o produtor rural precisa lidar com muitas despesas. Só os gastos para a implementação de sistemas de irrigação e para a instalação de cercas elétricas consomem boa parte de seus recursos, o que muitas vezes o deixa em uma situação difícil. Nesse contexto, fazer uso dos benefícios da energia solar no campo tende a ser a melhor opção.

O sol é uma poderosa fonte de energia, por meio de um sistema fotovoltaico todo esse potencial pode ser transformado em eletricidade, reduzindo assim a dependência dos antigos sistemas de distribuição.

Você gostaria de conhecer mais a fundo a energia solar? Leia o artigo e descubra 3 de seus benefícios para o produtor rural.

1. Redução de custos na irrigação

Colocando na ponta do lápis e fazendo os cálculos, é possível notar que a implementação de um sistema de irrigação está entre os maiores gastos de um produtor rural. Afinal, o custo médio para a aplicação de 1mm de irrigação gira em torno dos R$ 2,00.

Levando em consideração que esse valor tende a variar durante o ano e nos horários de pico, muitas vezes o produtor rural precisa organizar seu cronograma e executá-la nos períodos em que o custo é menor. O problema é que nem sempre o período mais econômico é o mais indicado para se realizar a irrigação.

A instalação de um sistema fotovoltaico, por sua vez, tem o potencial de eliminar esse gasto, o que permite ao produtor rural irrigar seus campos no momento que julgar mais adequado, sem qualquer preocupação com os custos de energia elétrica.

2. Menos gastos com a operação de cercas elétricas

Tanto na cidade quanto no campo, a segurança sempre é um fator importante que deve ser devidamente considerado. Entre as medidas para implementá-la em uma área rural, o uso de cercas elétricas costuma ser uma das mais utilizadas.

A grande questão é que essas cercas, que devem funcionar 24 horas por dia, têm um custo que pode pesar no orçamento. Felizmente, esse equipamento pode ser alimentado por energia solar, tornando-o ainda mais útil para o produtor rural. Um fato que, com toda a certeza, pode ser listado entre os benefícios da energia solar no campo.

3. Sustentabilidade

No Brasil, as principais fornecedoras de energia elétrica são as usinas hidrelétricas. Embora a energia produzida por elas seja limpa, principalmente quando comparada à que é produzida por usinas termelétricas e nucleares, sua construção gera uma série de impactos para o meio ambiente.

A energia fotovoltaica, por sua vez, exige apenas a instalação de equipamentos simples, como os painéis solares. O que torna sua operação bem menos nociva ao meio ambiente do que a construção de uma hidrelétrica.

Também é válido ressaltar que os custos de manutenção da energia fotovoltaica são mínimos, via de regra, eles se resumem à limpeza dos painéis solares no período seco, de duas a três vezes por ano. Além disso, esses equipamentos costumam contar com uma garantia de 25 anos.

Embora a energia fotovoltaica apresente uma série de vantagens para o produtor rural, para que ela realmente seja benéfica sua implementação deve ser planejada de acordo com as necessidades do produtor. Caso ele queira usar a energia solar para a irrigação, por exemplo, essa demanda deve ser incluída no projeto desde o começo.

Tomando esse cuidado, o produtor rural tem a possibilidade de reduzir drasticamente seus custos com energia elétrica.

Você conhecia os benefícios da energia solar no campo? Pretende utilizá-la em sua propriedade? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião sobre o tema.

Plugmais Distribuidora

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar