fibra óptica

Descubra os 10 motivos para usar fibra óptica

Segundo dados da Anatel, entre 2015 e 2017, o total de acessos mensais por meio de fibra óptica cresceu mais de 630%, passando de 128 mil para 936 mil entre os provedores. O volume representa 34,5% do uso total de internet por fibra no Brasil e está bem acima dos números registrados em 2015, quando representava apenas 13%.

Isso, em grande parte, se deve ao crescimento na utilização dos serviços online, que fez surgir a demanda por novos padrões de conexão. Os métodos tradicionais — baseados em cabos coaxiais, frequências de rádio ou rede telefônica (xDSL) —, em muitos casos, não suportam mais o alto volume de dados e velocidade empregados nas atividades cotidianas, sobretudo das empresas.

Hoje, o mercado exige tecnologias mais robustas, estáveis e adaptáveis às necessidades do usuário. Nesse contexto, a fibra óptica é, sem dúvida, uma das melhores alternativas quando o assunto é conectividade. Continue a leitura e confira 10 razões para usá-la!

1. Maior velocidade de transmissão de dados

As redes com infraestrutura tradicional e baseadas no uso de fiação em cobre (a exemplo do que ocorre em conexões DSL) só conseguem fornecer velocidades mais baixas, próximas de 1,5 Mb/s. Elas podem chegar a 7 Mb/s quando em condições ideais — o que é bastante difícil em razão de interferências externas, por exemplo.

Por outro lado, hoje a velocidade das conexões por fibra óptica depende dos conversores, mas as taxas de transmissão conseguem alcançar até 40 Gb/s de forma muito mais estável e confiável.

2. Maior capacidade de transmissão

Além das altas velocidades atingidas nas conexões por fibra, é preciso mencionar que essa tecnologia também permite o tráfego de alto volume de informações em pacotes. Em alguns casos, esses valores são milhares de vezes maiores que os atingidos com o uso de cabos de cobre.

Ou seja, o usuário consegue não só transmitir e receber dados mais rápido, mas também lidar com um volume maior de informações. Essa característica é fundamental para a utilização de soluções em nuvem, streaming e comunicação VoIP, por exemplo.

3. Sinal mais potente

Com fios de cobre, a força do sinal diminui à medida que se afasta do equipamento emissor, seja um roteador ou switch. Com a fibra óptica essa atenuação no sinal é menor, o que permite o uso de conexões sem fio — ou até mesmo cabeadas — em grandes ambientes, sem colocar em xeque a qualidade da transmissão.

4. Baixa atenuação

Outra vantagem da fibra óptica é sua baixa atenuação ao longo da rede de transmissão do sinal. Como opera por meio de fachos de luz emitidos em meio translúcido — vidro, comumente —, há menor perda da potência e qualidade do sinal conforme a distância.

É por esse motivo que a fibra óptica é tão utilizada em redes de longa distância, como as intercontinentais, em que os cabos transmitem o sinal por milhares de quilômetros no fundo dos oceanos.

5. Menor interferência eletromagnética

A interferência eletromagnética é um dos problemas mais comuns em redes tradicionais de internet, o que prejudica a comunicação do sinal, gera instabilidade e até mesmo a indisponibilidade do serviço.

No entanto, com o padrão de fibra óptica esse tipo de problema não existe. A utilização de materiais não condutores (como polímeros e o vidro) somada à ausência de pulsos elétricos externos no sistema torna a comunicação praticamente imune a interferências eletromagnéticas, tanto naturais quanto artificiais — como da fiação em postes ou dutos internos nas residências e empresas.

6. Isolamento elétrico

Como dito, a tecnologia da fibra óptica é baseada no uso de materiais não condutores. Logo, a passagem de eletricidade por eles é impedida. Ainda que haja algum tipo de rompimento completo do cabo ou avaria na capa externa, não existe o risco de curtos, surgimento de faíscas ou qualquer outro problema relacionado à presença de energia elétrica na rede.

7. Maior segurança na transmissão de dados

O acesso às informações que trafegam por um cabo de fibra óptica é extremamente difícil, visto que a única maneira de penetrar no meio de transmissão é rompendo fisicamente as fibras. Quando isso acontece o sinal desaparece, inviabilizando o acesso aos dados.

Além disso, qualquer tentativa de desvio do sinal luminoso é facilmente identificada por sistemas de segurança. Afinal, para ter acesso às mensagens exige-se o desvio de uma grande quantidade de potência luminosa, o que é rapidamente detectado.

8. Melhor custo-benefício

No passado, a fibra era uma tecnologia mais restrita, principalmente em razão dos altos custos dos cabos e equipamentos auxiliares. Com seu avanço, os custos se reduziram bastante, fazendo com que se tornasse um dos tipos de conexão com melhor custo-benefício.

Essa vantagem, além de outros fatores, se deve à alta durabilidade dos fios — que passa dos 15 anos de vida útil —, da não oxidação e, principalmente, da escalabilidade da rede, que permite reforços com mais facilidade.

9. Tamanho compacto e matéria-prima resistente

Os fios utilizados na fibra óptica são extremamente finos, alguns têm a espessura de um fio de cabelo. Essa característica permite a formulação de cabos menos espessos, mais flexíveis e versáteis. Também possibilita a utilização em diferentes tipos de instalação, sem a necessidade de grandes modificações na estrutura.

Além disso, as matérias-primas envolvidas na fabricação dos cabos garantem toda a resistência que necessitam para proteger o seu núcleo — mais frágil — sem sacrificar a flexibilidade e o tamanho compacto.

10. Fácil instalação

Diante das características mencionadas, como a flexibilidade dos cabos de fibra e a resistência dos materiais utilizados, a instalação desponta como um dos grandes diferenciais dessa tecnologia.

A maleabilidade dos fios, a imunidade à interferência e a maior potência de sinal permitem realizar projetos de instalação com facilidade, aproveitando, por exemplo, dutos existentes na estrutura do prédio. Tudo isso sem necessidade de adaptações ou instalações externas.

Por fim, como foi possível perceber, a fibra óptica representa um grande avanço no cenário das telecomunicações. A versatilidade e a robustez do sistema garantem um alinhamento muito maior com as demandas do usuário e do mercado.

Agora que você conhece os principais diferenciais da tecnologia de fibra óptica, não pare por aqui. Ofereça todas essas vantagens aos seus clientes e prepare seu negócio para atender às tendências futuras. Entre em contato conosco e saiba como a Plugmais pode ajudar você nesse sentido!

O blog da Plugmais Distribuidora está cheio de conteúdos de produtos de segurança eletrônica, redes e telecomunicação. Aprenda a agregar valor a sua venda.

Sem comentários

Cancelar